Islândia

Islândia


  • Brasão e Bandeira



 •Localização Geográfica

A Islândia é uma grande ilha vulcânica localizada no Atlântico Norte, dentro do continente Europeu. Situa-se à 300 km da Groelândia, 400 km das Ilhas Faroé, 800 km da Escósia e 1000 km da Noruega. O círculo polar ártico passa à poucos quilômetros da costa norte da Islândia, a Corrente do Golfo banha o sul, oeste e norte da Islândia e a Corrente da Groelândia Oriental banha o leste. Reykjavík, é a capital da Islândia e, pela sua posição, é também a capital mais setentrional do mundo.Com uma população de cerca de 123.300,é o coração da atividade cultural, econômica e governamental da Islândia, e um destino turístico popular.
Por ser a maior ilha totalmente de origem vulcânica, a atividade geotérmica é muito importante. O rifte associado à Dorsal Médio-atlântica, marca a divisão entre a placa Euro-Asiática e a placa Norte-americana cruza a Islândia de sudoeste à nordeste. Este fenômeno geográfico está bem patente no Parque Nacional de bingvellir onde o promotório criou um anfiteatro natural. Cerca de metade da área Islandesa, de origem vulcânica recente, consiste em desertos de lava montanhosos e outros terrenos áridos.

Vocabulário:
▪Geotérmica_ é a energia obtida a partir do calor proveniente do interior da terra.
▪Rifte_ designação dada às zonas do globo onde a crosta terrestre e a litosfera estão a sofrer uma fratura acompanhada por um afastamento em direções opostas de porções vizinhas da superfície terrestre.

•Características Econômicas

A econômia da Islândia é de tipo capitalista, com presença de um estado do bem-estar social. A econômia da Islândia é modesta, dependente em grande parte da pesca e indústria relacionada, que respondem por quase 70% das exportações. O estado da economia nacional depende grandemente do mercado para produtos de origem marinha.
Outras fontes importantes de exportação são: alumínio, ferro-silício, equipamentos para pesca e processamento de produtos marítimos e lã. O comércio exterior desempenha um papel importante na econômia Islandesa. Exportações e importação equivalem, cada uma, à um terço, do PIB. A maior parte das exportações é para os Estados Unidos, tendo destaque também o Japão.
A Islândia usufrui da força geotérmica como recurso energético para todas as atividades, devido à sua localização, em um território cheio de vulcões.

▪Moeda coroa Islandesa
▪ Blocos OMC,AELC,OCDE
Comerciais
▪Banco central Banco central da
Islândia


ESTATÍSTICAS

▪PIB 12,95 mil milhões
▪Variação 2,7%
do PIB
▪PIB por 39.400
Capital
▪PIB por agricultura_ 5,3%
Setor indústria_ 24,4%
Comércio e serviços_
70,3%
▪desemprego 5,6%
▪indústrias alumínio, processamen_
to de peixe, produção de
ferro silício, energia geo_
térmica, turismo

EXTERIOR

▪Exportações 5,1 mil milhões
▪produtos peixes e derivados_
Exportados 70%
Alumínio, produtos
animais, ferro silício,
diatomito
▪ Principais Países Baixos_ 32,4%
parceiros de Alemanha_ 15%
exportação Reino Unido_ 9%
Noruega_4,4%

•Características Culturais

Séculos de isolamento e dificuldades e uma pequena, homogênea população deu aos islandeses traços peculiares de caráter. A Islândia é uma nação muito coesa de pouco mais de 300 mil habitantes, onde todos parecem se conhecer ou ser parentes distantes um do outro: os laços familiares são extremamente importantes. Os islandeses são individualistas e autoconfiantes que não gostam de ser mandados sobre o que devem ou não fazer. O debate atual sobre a caça às baleias é o melhor exemplo. Apesar de a maioria dos islandeses sequer sonhar em comer carne de baleia, a maioria apoia a caça – é um modo de silenciar o exterior que quer mandar no que eles podem fazer.

•Características Sociais

A Islândia possui uma sociedade desenvolvida e tecnologicamente avançada cuja cultura é baseada no patrimônio cultural das nações nórdicas. A herança cultural do país inclui a cozinha tradicional islandesa, a poesia e as sagas islandesas medievais. Nos últimos anos, a Islândia tornou-se uma das nações mais ricas e desenvolvidas do mundo, tendo sido classificada pela Organização das Nações Unidas como o terceiro país mais desenvolvido do mundo. Em 2008, entretanto, o sistema bancário do país falhou, causando contração econômica significativa, o que fez com que o país perdesse várias posições na lista dos países com maior PIB per capita, além de dar início a uma agitação política que levou à antecipação das eleições parlamentares, fazendo de Jóhanna Sigurðardóttir como a primeira-ministra. Desde então, a economia teve uma recuperação significativa, em grande parte devido a um aumento do turismo.

•Política

A política da Islândia tem lugar num quadro de uma república democrática  representativa parlamentar, segundo o qual o Primeiro-ministro da Islândia é o chefe de governo, e de um sistema multi-partidário. O poder executivo é exercido pelo governo. O poder legislativo é exercido pelo governo e o parlamento, o Althing. O poder judiciário é independente dos poderes executivo e legislativo.

•Moeda

Coroa islandesa, oficialmente coroa da Islândia, é o nome dado para a moedacorrente na Islândia. O nome está de certa forma relacionado ao de outras moedas dos países nórdicos, como a coroa sueca e a coroa norueguesa. É subdividida em 100 aurar (plural de eyrir).

A moeda foi introduzida pela primeira vez em 1874 em substituição ao rigsdalerdinamarquês, moeda que foi corrente na Dinamarca até 1873. Com a dissolução da União Monetária Escandinava, no começo da Primeira Guerra Mundial, e a autonomia da Islândia, em 1918, a coroa islandesa foi separada da coroa dinamarquesa.

Em 1981, o valor da moeda foi reavaliado de modo que 100 coroas antigas passaram a valer 1 coroa nova, com a mesma subdivisão de 100 aurar.

A economia islandesa opera quase sem utilizar moedas. Isto se deve ao fato de que a Islândia possui uma das maiores quantidades per capita de computadores, o que faz grande parte das transações ocorrer de forma eletrônica. Outro fato é que as notas não favorecem a transação de altos valores, num país em que os custos são altos. Um jantar pode facilmente custar mais que 5.000 coroas, sendo que a nota de maior valor é de 10.000 coroas.

•Nome Oficial

Ísland é um vocábulo que provém da língua nórdica antiga, que significa "terra do gelo".Entretanto, o primeiro nome do país foi Snæland ("terra de neve"), cunhado pelo navegador viquingue Naddoddr, um dos primeiros povoadores das Ilhas Féroe. Gardar Svavarsson, um dos primeiros islandeses, rebatizou a ilha como Garðarshólmur ("ilhotas de Gardar"). O nome definitivo "Ísland" foi dado por Flóki Vilgerðarson, em alusão às paisagens de inverno do atual território islandês. Apesar de que alguns documentos oficiais apontarem Lýðveldið Ísland (República da Islândia) como o nome oficial do país, a constituição atual do país define-a como simplesmente "Ísland" (Islândia), sem a anteposição do termo "república".

•Idioma

O islandês (íslenska) é uma língua nórdica do ramo germânico setentrional falada por aproximadamente 320 mil pessoas na Islândia. Juntamente com o feroês, o norueguês ocidental e o norn, constituiu anteriormente o nórdico ocidental; enquanto o dinamarquês, o norueguês oriental e o suecoconstituíam nórdico oriental. O norueguês moderno bokmål é influenciado por ambos os grupos, levando as línguas nórdicas a serem divididas em línguas escandinavas do continente e nórdico insular (incluindo o islandês). Historicamente, foi a mais ocidental das línguas indo-europeias até o estabelecimento português nos Açores.

•Religião

A religião na Islândia começou com o paganismo nórdico que era uma crença comum entre os escandinavos medievais, até a conversão cristã. Mais tarde, o país tornou-se meio cristão e, em seguida, quase que plenamente cristão. Esta cristianização crescente culminou no pietismo, período em que atividades não-cristãs eram desencorajadas. Atualmente, a população é esmagadoramente luterana. No entanto, batistas, católicos, Testemunhas de Jeová e outras minorias cristãs existem. A segunda maior religião após o cristianismo é o neopaganismo germânico. Uma pesquisa da ''Gallup'' realizada em 2011 constatou que 60% dos islandeses consideram a religião algo não importante em suas vidas diárias, uma das mais altas taxas de irreligião do mundo.

•População e IDH

O país tem população de quase 350 mil habitantes em uma área de cerca de 103 mil quilômetros quadrados. Segundo Landnámabók, o povoamento da Islândia começou em 874, quando o chefe norueguês Ingólfur Arnarson se tornou o primeiro morador norueguês permanente da ilha. Outros exploradores, como Naddoddrjá a tinham visitado antes, mas ficaram lá apenas durante o inverno. Nos séculos seguintes, os povos de origem nórdica e céltica instalaram-se no território da Islândia. Até ao século XX, a população islandesa era fortemente dependente da pesca e da agricultura e o território do país era, entre 1262 e 1918, parte das monarquiasnorueguesa e, mais tarde, dinamarquesa. No século XX, a economia e o sistema de proteção social da Islândia desenvolveram-se rapidamente e, nas últimas décadas, o país tem implementado o livre comércio no Espaço Econômico Europeu, acabando com a dependência da pesca e partindo para novos domínios econômicos no setor de serviços, finanças e de vários tipos de indústrias. A Islândia tem uma economia de livre mercadocom baixos impostos em comparação com outros países da OCDE. Os 322,6 mil habitantes usufruem de elevado padrão social. O PIB per capita é de 66.033 dólares – um dos maiores do planeta. Com média de 0,969, a Islândia detém 17° maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo. Esses dados são consequência de um excelente sistema de previdência social, saúde, educação, moradia, etc.

•Aspectos naturais: Relevo, rios, clima, vegetação

A vegetação da Islândia é a Tundra, marcada pela ausência de árvores e com vegetação rasteira e espaçada.
Grande parte do terreno é composto por planaltos, as áreas costeiras são formadas por planícies. Há presença de fiordes na costa, picos e montanhas na região central do país.
Seus principais rios são: Rio Jökulsá á Fjöllum e Rio Thjórsá.
O clima da Islândia é o subpolar oceânico, os invernos são frios e com presença de neve. O frio não é mais intenso na Islândia em função da Corrente do Golfo que age sobre a ilha. As temperaturas ficam amenas no verão.

•Principais cidades:

-Reiquiavique



-Kópavogur




-Hafnarfjörður


-Akureyri



•Pontos turísticos:


*Museu Nacional da Islândia
*Perlan
*Igreja de Hallgrímur
*Harpa - Salão de Concertos e Centro de Conferências de Reykjavik
*Mercado de Pulgas de Kolaportid
*Vale de Elliðaárdalur

  • CulturaA Islândia possui uma sociedade desenvolvida e tecnologicamente avançada cuja cultura é baseada no patrimônio cultural das nações nórdicas. A herança cultural do país inclui a cozinha tradicional islandesa, a poesia e as sagas islandesas medievais. Nos últimos anos, a Islândia tornou-se uma das nações mais ricas e desenvolvidas do mundo, tendo sido classificada pela Organização das Nações Unidas como o terceiro país mais desenvolvido do mundo.
  • Gastronomia:
culinária da Islândia está baseada no peixe, na carne de carneiro, e nos produtos lácteos, podendo ser notada uma influência dinamarquesa e norueguesa. Um dos pratos mais populares é o Þorramatur.
Como ingredientes básicos, são frequentemente usado o carneiro, o bacalhau, o hadoque, o lagostim, o salmão,o caviar, o tubarão-da-Groelândia, a aguardente da Islândia, o iogurte skyr, a truta ártica e o lagópode-branco. Outra preparação tradicional é o pão-de-trovão, cozido dentro das fontes termais.
  • Alguns pratos típicos:




  • Eldað nautakjöt – carne de carneiro cozida.

    • Hákarl  – carne fermentada de tubarão.
    • Hrútspungur – testículos de carneiro.
    • Þorramatur - o prato nacional.
    • Fiskibollur – uma espécie de almôndegas de peixe.


    • Curiosidades:
    • Habitada durante séculos por diferentes povos que chegaram a suas terras geladas, a Islândia a que nos referimos hoje só se tornou uma república em 1944, quando se separou do Reino da Dinamarca


    • Sua capital, Reykjavík — a mais setentrional do mundo —, só vê a luz do Sol durante o inverno, entre as 11 e as 15 horas


    • Embora esteja geograficamente na Europa, a nação não apresenta similaridades geológicas com o Velho Continente; pelo contrário, seu relevo possui características bem específicas


    • Com 2,1 mil metros de altura, o monte Hvannadalshnúkur (repita duas vezes, correndo) é o maior do país e, para chegar ao seu cume, são necessárias de 12 a 15 horas de escalada


    • O hákarl é um dos seus pratos típicos: a iguaria, que nada mais é do que carne de tubarão apodrecida, precisa ficar em uma estufa de secagem a céu aberto durante meses até que todas as suas toxinas sejam expelidas


    • O esporte nacional dos islandeses é o handebol


    • A Islândia ocupa a quarta posição no ranking entre os países mais felizes do mundo; no levantamento, feito pela ONU, o Brasil aparece em 32ª lugar

    • Por causa das cinzas vulcânicas e da produção de lenha, o país quase não possui cobertura vegetal; porém, apresenta diversas espécies de gramíneas e plantas rasteiras

    • Água quente é um padrão. Não porque o país é gélido, mas devido às fontes de águas termais, que se espalham por toda a ilha. Por isso, os spas, lagoas e piscinas aquecidas são muito comuns. É tanto potencial energético que 100% da eletricidade no país vem de fontes renováveis

    • Florestas são tão raras que uma piada local diz que para você sair de uma mata, basta ficar de pé. Mas as mudanças climáticas estão afetando isso. As temperaturas mais elevadas do planeta propiciaram o aumento de florestas. Se há cem anos elas praticamente não existiam, hoje cobrem 1,5% do território

    • Fontes:

    https://www.getyourguide.com.br/-l30/?cmp=ga&campaign_id=390238603&adgroup_id=32390498639&target_id=kwd-285998190670&loc_physical_ms=1001590&match_type=e&ad_id=190584754794&keyword=pontos%20tur%C3%ADsticos%20da%20isl%C3%A2ndia&ad_position=1t1&feed_item_id=&placement=&partner_id=CD951&gclid=CjwKCAjw0ZfoBRB4EiwASUMdYVhpbqtoXjA8gSkZyfPMX-QEhZhlVpLn0in1l_LULL8xT4IylKUkuhoCITIQAvD_BwE

    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Geografia_da_Isl%C3%A2ndia

    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Isl%C3%A2ndia

    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Culin%C3%A1ria_da_Isl%C3%A2ndia

    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica_da_Isl%C3%A2ndia

    https://www.google.com/amp/s/super.abril.com.br/mundo-estranho/10-curiosidades-incriveis-sobre-a-islandia-o-pais-do-fogo-e-do-gelo/amp/

    https://www.google.com/amp/s/m.megacurioso.com.br/amp/estilo-de-vida/104252-15-curiosidades-bem-legais-para-aumentar-seu-repertorio-sobre-a-islandia.htm

    Aluno:Dennys Gabriel






    Comentários

    Postar um comentário

    Postagens mais visitadas deste blog

    Suécia