Suécia

                                Suécia 

•Bandeira e Brasão





•Localização Geográfica

A Suécia (em sueco: Sverige; pronúncia: své-rié; IPA [ˈsværjɛ:]), oficialmente Reino da Suécia, é um país nórdico, localizado na península Escandinava na Europa do Norte. Tem fronteiras terrestres com a Noruega, a oeste, e com a Finlândia, a nordeste, sendo banhada pelo Mar Báltico a leste e a sul. Está separada da Dinamarca a sudoeste pelo estreito de Öresund, sobre o qual corre a ponte de Öresund.

Com uma área terrestre de 407 311 km², um comprimento de 1 572 km e uma largura de 499 km, a Suécia é o terceiro maior país da União Europeia em termos de superfície. É constituída por um terreno plano ou ondulado na sua parte sul, enquanto a parte norte apresenta uma planície costeira seguida de um interior acidentado culminando em alta montanha junto à fronteira com a Noruega.

•Características Econômicas

A Economia da Suécia é caracterizada por se tratar de um país altamente orientado para a exportação, com uma atividade industrial baseada na produção de automóveis, sistemas de telecomunicações, produtos farmacêuticos, máquinas avançadas, equipamentos de precisão, produtos químicos, produtos florestais, artigos de aço e ferro.

Tem uma economia de mercado, com um volumoso setor público alimentado por elevados impostos, e orientado para a segurança social, administração pública, saúde e educação.

Após um período de recessão, aumento do desemprego e altas taxas de inflação no começo da década de 1990 - a "crise financeira dos anos 90" (finanskrisen 1990) - a Suécia foi capaz de atingir o crescimento sustentável através de ajustes fiscais e dinamização da economia.

O país é o décimo no ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial.

•Capital: Estocolmo

•Moeda

A coroa sueca (svensk krona) (kr) é a moeda oficial da Suécia desde 1873. A Suécia mantém a sua moeda pois decidiu não aderir à moeda única da União Europeia, o euro, sendo esta decisão tomada em plebiscito em 2003.

A moeda é dividida em 100 öre, mas, desde 2010 que não são produzidas moedas de valor inferior a 1 coroa. As moedas atuais são: 1 coroa, 5 coroas, 10 coroas.

Atualmente, ela vale € 0,09585 ou aproximadamente R$ 0,43.

•Nome Oficial: Konungariket Sverige Reino da Suécia

•Governo:É uma monarquia constitucional com um sistema parlamentar de governo e um monarca com funções unicamente representativas.  Tem uma economia altamente desenvolvida e diversificada, largamente baseada hoje em dia em serviços. O país ocupa o quarto lugar do mundo no Índice de democracia, depois da Islândia, da Dinamarca e da Noruega, segundo a prestigiada revista inglesa The Economist. O país ainda é considerado um dos mais socialmente justos da atualidade, apresentando um dos mais baixos níveis de desigualdade de renda do mundo. A Suécia é membro fundador da Organização das Nações Unidas, da União Europeia desde 1 de janeiro de 1995, e da OCDE.  Isso se reflete no fato da Suécia estar, desde que a ONU começou a calcular o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de seus membros na década de 1980, entre os mais bem colocados países do mundo de acordo com o indicador.

•Divisão Administrativa:

A Suécia está dividida em 21 condados ou regiões (län), no seio dos quais existem dois tipos de instituições distintas, com papéis distintos:

Länsstyrelse - Funções administrativas estatais

Landsting - Funções políticas regionais

Os mesmos condados estão por sua vez divididos em 290 municípios, designados por comunas (kommun).

Estas comunas, estão posteriormente divididas em unidades menores designadas por stadsdelar ou kommundelar.

•Idioma

A língua oficial da Suécia é o sueco, uma língua germânica setentrional que é bastante semelhante a outros idiomas escandinavos, como o dinamarquês e o norueguês, é falada pela grande maioria dos nove milhões de habitantes do país, e mantém uma posição como tal, sendo também a língua nacional do povo sueco.

•Religião

Atualmente a maioria da população são Luteranos , a Suécia foi pagã até o século XI. As campanhas de cristianização tiveram início em 829, e por volta do ano 1000 o cristianismo tinha alcançado considerável influência. A partir da Reforma Protestante, na década de 1530, o país tornou-se luterano, e a Igreja da Suécia (Svenska kyrkan) manteve o status de religião de estado até 2000.

•População e IDH

Possui uma população total superior a 10 milhões de habitantes (2018). Apresenta uma baixa densidade populacional, com cerca de 23 habitantes por quilômetro quadrado, mas conta todavia com uma densidade consideravelmente maior na metade sul do país. Cerca de 85% da população vive em áreas urbanas. A capital e maior cidade do país é Estocolmo (com uma população de 1,3 milhão na área urbana e de 2 milhões na área metropolitana), centro do poder políticoe econômico do país.

•Economia

A Economia da Suécia é caracterizada por se tratar de um país altamente orientado para a exportação, com uma atividade industrial baseada na produção de automóveis, sistemas de telecomunicações, produtos farmacêuticos, máquinas avançadas, equipamentos de precisão, produtos químicos, produtos florestais, artigos de aço e ferro.

Tem uma economia de mercado, com um volumoso setor público alimentado por elevados impostos, e orientado para a segurança social, administração pública, saúde e educação.

Após um período de recessão, aumento do desemprego e altas taxas de inflação no começo da década de 1990 - a "crise financeira dos anos 90" (finanskrisen 1990) - a Suécia foi capaz de atingir o crescimento sustentável através de ajustes fiscais e dinamização da economia.

O país é o décimo no ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial.

•Aspectos Naturais

Clima: temperado frio



Relevo: predominância de planícies e planaltos; presença de montanhas na região oeste.



Ponto mais baixo: Lago Hammarsjon (-2,4 metros)



Ponto mais alto: Kebnekaise (2111 metros)



Principais recursos naturais: cobre, minério de ferro, chumbo, ouro, prata, tungstênio, arsênico e urânio.



Uso da terra: terra arável (5,93%), culturas permanentes (0,01%) e outros (94,06%)



Principais rios: Torne älv, Luleälven, Dalälven e Klarälven



Principais lagos: Vänern e Vättern.



Principais problemas ambientais:  chuva ácida em lagos e solo; poluição marinha (Mar do Norte e Báltico)

•Principais cidades

Lista das principais cidades da Suécia:


Estocolmo


Gotemburgo


Malmö


Uppsala


Västerås


Örebro


Linköping


Helsingborg


Jönköping


Norrköping


Lund


Umeå


Gävle


Borås


Södertälje


Eskilstuna


Täby


Karlstad


Halmstad


Växjö


Sundsvall


Luleå


Trollhättan


Östersund


Borlänge


Falun


Upplands Väsby


Tumba


Kalmar


Skövde


•Pontos Turísticos

Destaques de Pontos Turísticos da Suécia


Em Estocolmo



- Palácio Real de Estocolmo
- Igreja Riddarholmskyrkan
- Teatro Drottningholms
- Riddarholmen - Ilha dos Cavaleiros
- Sager House
- Praça Norrmalmstorg
- Península Djurgården
- Catedral Storkyrkan São Nicolau)
- Parque de diversões Gröna Lund
- Museu Nacional de Belas Artes de Estocolmo
- Museu de Arte Moderna
- Museu Nórdico
- Museu da Cidade de Estocolmo
- Museu Nacional de Ciência e Tecnologia
- Museu Nacional Marítimo
- Museu Biológico
- Museu Nobel
- Teatro Moderno de Dança
- Ilha dos Cavaleiros
- Praça Sergel
- Museu do Vasa



Em Gotemburgo



- Slottsskogen (bosque do castelo)
- Zoológico
- Museu de História Natural
- Jardim Botânico de Gotemburgo
- Museu de Belas Artes
- Museu Röhss
- Museu Municipal
- Museu Marítimo
- Fonte de Posêidon

- Ópera de Gotemburgo

- Museu da Cultura Mundial

- Estação Central de Gotemburgo
- Edifício da Ópera



Em Uppsala


- Centro medieval da cidade

- Domkyrkan (catedral gótica)

- Museu Universitário de Uppsala

- Forte de Uppsala

- Biblioteca Carolina Rediviva

- Jardim Botânico de Lineu

- Jardim Botânico da Universidade de Uppsala

- Palácio de Uppsala



Em Dalarna


- Museu Zorn

- Próvíncia Histórica de Dalarna

- Casa do pintor sueco Carl Larsson



Em Växjö


- Smalands Museum

- Casa dos Emigrantes



Em Malmö


- Museus de Malmö (Museu de Arte, Museu de História Natural, Museu da Cidade, Museu Marítimo e da Ciência)

- Prédio da Prefeitura (edifício renascentista)

- Praça Stortoget

- St Petri's Kyrka (igreja em estilo barroco)


•Cultura


A Cultura da Suécia engloba todas as manifestações culturais produzidas no país, desde as obras do escritor August Strindberge do pintor Anders Zorn até às especulações históricas de Olof Rudbeck e à classificação de animais e plantas de Lineu, passando pela peça artesanal do cavalo de Dalarna, pela música folclórica da Helsíngia e pela celebração anual do natal e da festa do verão.  No século XX, o cinema sueco destacou-se além-fronteiras pelos trabalhos do realizador Ingmar Bergman e das atrizes Greta Garbo, Ingrid Bergman e Anita Ekberg.

A cultura da Suécia faz parte da cultura nórdica e escandinava, e está intimamente relacionada com o povo sueco e com a história da nação sueca.


A Música da Suécia é, em muitas mentes, conectada ao ABBA,Europe e ao Roxette, apesar de mais recentemente bandas independentes como Millencollin, Soundtrack of our lives, The Hives, International Noise Conspiracy e The Cardigans começarem a alcançar renome internacional. Também se tornaram reconhecidas mundialmente bandas de Heavy Metal mais ligadas ao movimento Death Metal tais como Soilwork, Dismember, Entombed, Therion, In Flames e At The Gates.Também é da Suécia a cantora Lykke Li. A Suécia participa anualmente do Festival Eurovisiononde a maioria dos artistas pop do país tradicionalmente participam.A final da seleção nacional o Melodifestivalen para o país.A Suécia tem 6 vitórias no certame 1974,1984,1991,1999, 2012 e 2015.

•Gastronomia

A culinária da Suécia baseia-se nas carnes e laticínios, peixe , bagas silvestres, como o mirtilo e o arando-vermelho, com as quais se fazem compotas que, muitas vezes acompanham a comida. As batatas são o acompanhamento normal da comida sueca, cozidas ou em puré , embora também se usem outros vegetais como os pepinos, frescos ou em picles.

Na Suécia come-se uma grande variedade de pães, desde os macios aos crocantes, principalmente de centeio, mas também de trigo (ou da sua variedade selvagem, a espelta), cevada, de massa escura ou clara, usando muitas vezes farinha integral e mesmo com massa azeda. Também são muito apreciados os bolos e biscoitos.

No norte do país, é consumida a carne de rena, e no sul, há maior utilização de legumese verduras. Os peixes mais consumidos são o bacalhau, a sarda, o arenque e o salmão.

Uma especialidade da Suécia, é o smörgåsbord, um bufê reunindo variadas iguarias.

Tradicionalmente, os suecos são bastante abertos às influências culinárias de outros países, como se pode ver pelo consumo de pizza, hamburger, e comida chinesa.

•Curiosidades

1. SOL O DIA TODO

No verão sueco, o sol nasce aproximadamente às 2h da manhã, e se põe às 23h. Já no inverno, o dia começa às 8h e acaba às 15h.

2. LICENÇA MATERNIDADE DE ATÉ 16 MESES

Na Suécia, os pais têm direito a 480 dias de licença remunerada, divididos entre a mãe e o pai, quando seus filhos nascem ou são adotados.

3. PAGAR PARA IR À ESCOLA?

A Suécia paga aos alunos 187 dólares por mês para estes irem ao colégio.

4.  IDIOMA

Cerca de 89% das pessoas na Suécia falam inglês.

5. SUECOS VIVEM MUITO!

A Suécia tem uma das maiores expectativas de vida do mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde: 84 anos para as mulheres e 80.7 anos para os homens.

6. TRANSPORTE PÚBLICO DE QUALIDADE

O transporte público sueco é sempre pontual. Nos pontos de ônibus e em cada estação de metrô painéis foram colocados informando quanto tempo falta para o meio de transporte chegar.

7. IMPOSTO BEM USADO

O imposto na Suécia é de cerca de 30% em cima do salário. Esse valor é usado para investimentos em educação, saúde e transporte público, dentre outros, sempre visando a melhoria do bem-estar da população.

8. FERIADOS PARA COMIDAS

Existem feriados no país dedicados exclusivamente à comidas. No dia 4 de outubro, por exemplo, é comemorado o dia do Kanelbulle, um bolo de canela em formato espiral.

9. AURORA BOREAL NA SUÉCIA

O fenômeno da aurora boreal pode ser visto da Suécia entre os meses de setembro e abril.

10. GENTILEZA GERA GENTILEZA

Os suecos são muito gentis e sempre agradecem dizendo Tack (obrigado em sueco) com um sorriso no rosto.

11. PAZ

Apesar de ter sido uma potência militar no século XVII, a Suécia não participa de uma guerra há dois séculos, tendo uma posição de neutralidade nas duas Guerras Mundiais.


Fontes: Wikipédia
               Mundo Educação


Ana Júlia Campos Fernandes



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Islândia